Como podemos ser seu parceiro de negócios?

0800 200 5380
WhatsApp
Obrigada! Seu e-mail foi recebido!
Entraremos em contato.
Ups! Algo deu errado ao enviar o formulário.
Botão Fechar

Governança Corporativa

Acreditamos que uma boa governança corporativa contribui para a sustentabilidade do negócio, aumentando a credibilidade e criando valor para o Voiter e para todos que se relacionam com o banco.

Para nós, é fundamental a transparência no diálogo e na divulgação de informações, a ética, a equidade e a responsabilidade por resultados.

Por isso, buscamos aprimorar de forma contínua nosso processo decisório e nossa gestão de riscos, assim como nossas estratégias operacionais e controles internos. Nesse contexto, dispomos de um Código de Ética alinhado à cultura Voiter, que reúne diretrizes a serem praticadas por todos nossos colaboradores.

Por fim, a administração do Voiter é composta por profissionais com ampla experiência, tanto no Conselho de Administração quanto na Diretoria Executiva, de forma a buscar conhecimento, experiência, pluralidade de opiniões, assertividade na tomada de decisão e credibilidade.

Clique aqui

para acessar o Estatuto Social do Banco Voiter S.A.

Estrutura Societária

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é responsável pela determinação das diretrizes e políticas gerais para os negócios do Voiter, determinando, supervisionando e monitorando as atividades da Diretoria Executiva, escolhendo auditores independentes, implementando e supervisionando auditorias internas, cumprindo seu papel de zelar pela exatidão das informações financeiras prestadas.

O Conselho de Administração do Voiter, em conformidade com seu Estatuto Social, é composto de seis a doze membros, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de dois anos, considerando-se cada ano como o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, sendo permitida a reeleição. O Presidente do Conselho de Administração convoca reuniões ordinárias ao menos quatro vezes ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário.

O Banco não mantém qualquer contrato de prestação de serviço com qualquer membro do Conselho de Administração que preveja a concessão de benefícios após o término de suas atividades como membro do Conselho de Administração.

Roberto de Rezende Barbosa Presidente do Conselho

Membro do Conselho de Administração do Banco Indusval desde 2013, o Sr. Roberto é Presidente do Conselho de Administração desde 2019. Ao longo dos anos, construiu sólida carreira no setor agroindustrial brasileiro: é Presidente do Conselho de Administração das Empresas NovAmérica desde 2011, notável participante do mercado agrícola brasileiro; Membro do Conselho Consultivo da Ceres Sementes do Brasil desde 2013; Membro Suplente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) desde 2014; e, por uma década, de 2009 a 2019, foi Membro do Conselho de Administração da Cosan S.A., uma das mais importantes corporações industriais brasileiras. Além disso, foi Diretor do Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) de 1997 a 2019, e, entre os anos de 2000 e 2010, foi Conselheiro da Sociedade Corretora de Álcool (SCA). Em 2001, tornou-se Conselheiro do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial (IEDI), onde permaneceu até 2010. Entre 2004 e 2010, foi Presidente do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Possui especialização em Administração Avançada para Executivos pela University of Southern California, USA, e graduação incompleta na Escola de Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fernando Fegyveres CEO e Conselheiro

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli), com MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania. Teve extensa carreira no Banco Itaú BBA, onde atuou por 21 anos nas áreas de Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Comercial no Corporate and Investment Banking. Foi Diretor Comercial no Unibanco (2005-2006) e Diretor Executivo no Global Banking & Markets do Banco Santander (2006-2008). O Sr. Fernando Fegyveres é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente do Banco Indusval S.A.

Afonso Antonio Hennel Conselheiro

Iniciou sua carreira em 1973 na Semp Rádio e Televisão S.A., mesmo ano em que se tornou Gerente na unidade de Manaus da Semp Amazonas S.A., cargo que ocupou até 1976, quando foi nomeado Diretor. No ano seguinte, em 1977, foi nomeado Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração da Semp Toshiba Amazonas S.A., por conta do acordo firmado entre a Semp Amazonas S.A. e a Toshiba Corporation, do Japão, para estabelecimento de joint venture e início de operações conjuntas, tendo permanecido neste cargo até julho de 1983. Foi então redesignado para a sede do Grupo Semp Toshiba, em São Paulo, e eleito Vice-Presidente Corporativo e membro do Conselho de Administração. Em 1998 foi nomeado Presidente (CEO) do Grupo Semp Toshiba, mantendo sua posição no Conselho. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração, em conjunto com as responsabilidades executivas de Presidente, de março de 2003 a maio de 2013, quando deixou de exercer a função executiva de Presidente, deixando também a Presidência do Conselho de Administração, tendo mantido, todavia, a posição de membro do Conselho de Administração. Integrou também o Conselho de Administração do Banco Intercap S.A. entre 2010 e 2013, quando ocorreu a fusão do Banco Intercap com o Banco Indusval. Desde 2013, é Membro do Conselho de Administração do Banco Indusval. O Sr. Afonso cursou Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas(FGV).

Walter Iorio Conselheiro Independente

Graduado em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, da Fundação Álvares Penteado, em 1969. Possui ampla experiência em auditoria de instituições financeiras, companhias de seguros e entidades de previdência privada. Foi sócio da KPMG Brasil (1966-2005), onde foi coordenador da prática de Financial Services e, nos doze últimos anos, membro do Comitê Executivo. Atuou como sócio responsável pela auditoria de várias instituições financeiras e companhias de seguros, tais como Grupo Itaú, Grupo Bradesco, Grupo Bandeirantes, Deutsche Bank, Banco Sofisa, Banco Paulista, AGF Seguros, Tokio Marine Seguradora, Yassuda Seguros, entre outros. Foi Diretor Superintendente da KPMG PREV - Sociedade de Previdência Privada (2000-2009). Foi Presidente do Comitê de Auditoria da Tokio Marine Brasil Seguradora S.A. e da Tokio Marine Seguradora S.A. (2006-2011). Foi Membro do Comitê de Auditoria da Sul América S.A. (2007 a 2014); Presidente do Comitê de Auditoria do HDI Seguros S.A. (2010 a 2015); Membro do Comitê de Auditoria da Tarpon Investimentos S.A. (2010 a 2019); e Membro do Comitê de Auditoria da Somos Educação S.A. (2015 a 2018). Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Banco Indusval S.A. desde 2011; Membro do Comitê de Auditoria da Ômega Energia S.A. desde 2017; e Coordenador do Comitê de Auditoria da Cia. Hering S.A. desde 2018.

Dyogo Henrique de Oliveira Conselheiro Independente

Formado em Economia e especialista em Comércio Exterior, Negociações Internacionais e Câmbio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Sr. Diogo é também mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi servidor público federal de 1998 a 2019, com atuação no Ministério da Fazenda, ocupando determinadas vezes posições do alto escalão. Atuou como Coordenador-geral de Análise Setorial (2006-2007), foi Secretário-Adjunto de Política Econômica (2008-2011) e Secretário-Executivo Adjunto no Ministério da Fazenda (2011–2013). Foi Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2016 a 2018) e Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (2018 a 2019). Além disso, atuou como Presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil Resseguros S.A. (2008-2011), Presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste (2011-2014), Membro do Conselho Fiscal da Vale S.A. (2014-2015), e Membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (2015-2016). Desde 2018 é Presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEA). Sua posse como Membro do Conselho de Administração do Banco Indusval S.A. aguarda homologação do Banco Central do Brasil.

Ricardo Fajnzylber Conselheiro Independente

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e com a certificação CGA (Certificado de Gestores ANBIMA), o Sr. Ricardo tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro. Teve passagens pela Cia. Itauleasing de Arrendamento Mercantil e pela Tokyo Leasing do Brasil S.A., em ambas como Executivo de Leasing; pelo Citibank N.A. nas áreas de Leasing (local e internacional) e Asset Based Finance; e pelo Banco BBA Creditanstalt S.A. como Sócio Executivo, com atuação nas áreas Comercial e Produtos Estruturados. De 2001 a 2007, no Banco Santander Brasil foi Managing Director, responsável pela Vice-Presidência de Global Transaction Banking, além de ter sido diretor estatutário da Santander Banespa Seguros S.A., Santander Capitalização S.A., Santander Seguros S.A., Diretor da Santander Previdência Privada, responsável pela Superintendência de Produtos Pessoa Física e pela Diretoria Corporate Regional São Paulo. De 2007 a 2011, foi sócio diretor da gestora de recursos Fram Capital Asset Management, responsável pela originação, estruturação e formalização de operações de empréstimo para a carteira do Fundo de Investimento Credito Privado e pela gestão de Renda Fixa Estruturada. De 2012 a 2020, esteve no Banco Votorantim S.A. como Diretor responsável pela área comercial de Middle Market, Diretor de Crédito e Diretor Executivo do Corporate & Investment Banking. Atualmente, é presidente da S4Payments Instituição de Pagamentos Ltda, empresa do grupo Superbid Marketplace, e COO do grupo SBPar Participações S.A. Sua posse como Membro do Conselho de Administração do Banco Indusval S.A. aguarda homologação do Banco Central do Brasil.

ESG

Somos um banco de negócios aderente aos princípios ESG.

Alinhados com nosso propósito, valores e compromissos, priorizamos a responsabilidade corporativa, a transparência, a equidade e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Princípios ESG Voiter

No Voiter nos comprometemos a:

1

Alinhar a estratégia de negócios e as práticas do dia a dia do banco, a fim de cumprir as ações ESG Voiter, aumentando de forma contínua os impactos positivos, administrando riscos em pessoas e no meio ambiente, derivados de nossas atividades, produtos e serviços.

2

Trabalhar de forma proativa e responsável, junto aos clientes, parceiros, investidores, fornecedores e colaboradores, encorajando práticas sustentáveis e permitindo a criação de atividades econômicas que gerem prosperidade agora, para as próximas gerações e respeitando a lista de setores de exclusão de atividades.

3

Implementar as ações ESG Voiter por meio de iniciativas responsáveis de cultura e governança, respeitando e promovendo direitos humanos, com ambientes inclusivos de transparência e diversidade.

4

Revisar de forma periódica a implementação individual e coletiva das ações ESG Voiter, praticando a transparência e responsabilidade pelos impactos positivos e negativos de nossa contribuição à sociedade.​

Informações Financeiras

Resultados

Apresentação Institucional

Estatutos e Políticas

Estatuto Social

Código de Ética

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo e Anticorrupção

Política de Segurança da Informação e Risco Cibernético

Fale com RI da Holding NK 031

Obrigada! Seu e-mail foi recebido!
Entraremos em contato.
Ups! Algo deu errado ao enviar o formulário.
Voltar ao topo

Gestão e Governança

Fernando Fegyveres

CEO

Alexandre Teixeira

Produtos, TI & Mercado de capitais

André Sotnik

Jurídico

Carlos André Silva

Finanças, Risco & RI

Felipe Moreno

Negócios

Flavio Chiaretti

Crédito & Recuperação de Crédito

Flavio Chiaretti

Crédito & Recuperação de Crédito

Como podemos ser seu parceiro de negócios?

0800 200 5380
WhatsApp
Obrigada! Seu e-mail foi recebido!
Entraremos em contato.
Ups! Algo deu errado ao enviar o formulário.
Botão Fechar